quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

REGISTRO DA HISTÓRIA E DA CAMINHADA











Ah REFAISA em breve vai lançar sua primeira revista Especial .


O Lançamento da Revista Especial - Memória e Caminhada:Um marco na trajetoria das nossas EFAs, nasce do desejo e da vontade dos vários atores envolvidos: agricultores, agricultoras, monitores, monitoras, estudantes, jovens egressos, dirigentes e colaboradores das EFA’s filiadas à REFAISA que em reuniões, encontros e assembléias levantaram a necessidade da publicação de um documento que registrasse as conquistas, os avanços, as experiências, os trabalhos e as iniciativas desenvolvidas com a finalidade de compartilhar, celebrar, comemorar e festejar essa caminhada enquanto entidade da sociedade civil legitimamente organizada.

Essa Revista Especial tem como finalidade sistematizar e documentar ações desenvolvidas pelas EFA’s organizada em REDE que ao longo da sua trajetória contribuiu para formação dos monitores (as), estudantes, agricultores (as) possibilitando maior conhecimento da Pedagogia da Alternância, troca de experiências a partir da sistematização e socialização das iniciativas inovadoras desenvolvidas pelas EFA’s no Semi-Árido, bem como os resultados obtidos pelas famílias, jovens e comunidades rurais.

Essa revista Especial é um marco histórico e de grande importância para as EFA’s e para a REFAISA, pois as experiências educativas e transformadoras foram protagonizadas pelos diversos atores que sonharam e lutaram pela sua realização, projetaram e consolidaram experiências e iniciativas exitosas que servem de referência e oferecem subsídios de testemunhos de fé, perseverança, otimismo e esperança daqueles que ousaram pensar uma educação diferenciada e contextualizada à realidade do campo. Este processo educativo contextualizado se utiliza do processo de organização associativa e da Pedagogia da Alternância (coloca Pedagogia da Alternância em maiúsculas e em itálico) para promover a formação integral dos jovens e contribuir para o desenvolvimento local, sustental e solidário.

A Revista Especial - Memória e Caminhada: Um marco na trajetoria das nossas EFAs apresenta na sua primeira parte a palavra do Presidente (acho que deve colocar o nome do presidente), os nomes dos dirigentes de todas as diretorias executivas, conselho fiscal e coordenadores que colaboraram com a entidade nessa caminhada. A seguir encontra-se a relação das organizações não governamentais que contribuíram até os dias atuais e por fim traz o mapa dos estados Bahia e Sergipe representando os municípios em que as EFA’s estão situadas.

A segunda parte da revista contempla o histórico e as características organizacionais da REFAISA com definição de objetivos, missão, diretrizes, princípios, abrangência, estrutura organizacional, conquistas, desafios e atividades desenvolvidas. Apresenta também os trabalhos desenvolvidos pelas 10 Escolas Famílias Agrícolas afiliadas: Alagoinhas, Antonio Gonçalves, Correntina, Ladeirinhas – SE, Monte Santo, Pintadas, Ribeira do Pombal, Rio Real, Sobradinho, Valente e as duas EFAs em Implantação Irará e Itiúba.

A última parte é dedicada à reflexão histórico-teórica das ações educativas da Rede através do artigo “REFAISA: instituição canalizadora dos ideais da Escola Família Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Solidário” de Thierry de Burghgrave, primeiro assessor da REFAISA, traz também a discussão da importância da aproximação da Academia com os movimentos sociais proposta no artigo “Pelo Encantamento Acadêmico pela Pedagogia da Alternância” da Professora Dra. Ludmila H. Cavalcante, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Para fechamento deste número especial da revista é apresentado os relatos e depoimentos da Monitora da Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal Raimunda Maria de Jesus e as experiências referências desenvolvidas por três jovens egressos: Antonio da Silva Oliveira da Escola Família Agrícola de Valente, Dionísia Silva da Rocha da Escola Família Agrícola de Correntina e Antônio Carlos Peixinho da Cruz da Escola Comunitária Família Agrícola de Ribeira do Pombal

Todas as matérias apresentadas nesta revista refletem a história daqueles que ousaram se organizar e descobriram a força transformadora da realidade, que até então eram silenciados e hoje são produtores de conhecimentos explícitos nas singularidades e especificidades dos trabalhos desenvolvidos pelas EFA`s nas mais diversas comunidades rurais no semi-árido brasileiro.





CRISPIM NELSON DA SILVA

Coordenador Pedagógico da REFAISA

Um comentário:

  1. O blog ficou muito bom. Muitas informações interessantes, parabens equipe da REFAISA. Grande abraço

    ResponderExcluir